Como aumentar a taxa de abertura de e-mails

Como aumentar a taxa de abertura de e-mails

Aumentar a taxa de abertura dos e-mails é um dos desafios mais recorrentes dos analistas de Marketing de muitas empresas. Há quem diga que e-mail Marketing não funciona mais, porém eu já publiquei aqui no blog um case sobre taxa de abertura de e-mail com média mensal acima de 60% da UNISUAM.

Inclusive, essa é uma métrica que está no quadro de metas de muitos times que sabem que de nada vale investir horas de dedicação para criar aquele e-mail lindo e super vendedor que ninguém abre.

Então, afinal, O que é preciso fazer para aumentar a taxa de abertura de e-mail?

Neste post você verá algumas técnicas que vão ajudar a alcançar resultados incríveis com essa estratégia e já implementar as ações.

Segmente a sua base

Imagine uma pessoa que tem muitos gatos em casa. Ela acessa o site de uma petshop e se cadastra para receber ofertas de rações para gatos.

Um belo dia, a equipe de Marketing precisando lançar um novo produto resolve disparar um e-mail para toda a sua base, afinal, quanto mais gente souber, melhor, certo? ERRADO!

O produto em questão é uma ração para cães. A probabilidade da pessoa que só tem gatos em casa abrir este e-mail com o grande lançamento do mês é muito pequena, mesmo que o assunto do e-mail seja bastante atraente. Isso pode levar a muitas análises falhas, pois como pode esse assunto infalível não ter funcionado? A resposta pode ser simples: A base não estava segmentada para enviar somente para as pessoas que tinham interesse no produto.

Invista um tempo criando propriedades na sua ferramenta de CRM para poder separar os leads em categorias. É importante fazer essa segmentação desde o início do processo para que se tenha sempre os leads recebendo mensagens que eles querem receber.

Crie um relacionamento

Conquistar uma taxa de abertura de e-mail com média acima de 60% não se faz em apenas um dia. É preciso dedicação para criar um relacionamento com os leads, para que eles fiquem engajados com o negócio que sua empresa oferta.

Algumas ferramentas como o Hubspot e o RD Station possibilitam a criação de fluxos automáticos de disparo de e-mail, onde é possível a configuração de uma régua enviada de acordo com alguns gatilhos configurados na hora da criação. Dessa forma é possível montar uma estratégia de “x” e-mails por mês para cada perfil, por exemplo.

Uma dica para essa régua é alimentar com mensagens que tragam algum conteúdo rico para cada perfil de usuário. No caso da petshop poderiam ser e-mails sobre “Como melhorar a saúdo dos gatos” ou trazendo algum benefício que o produto da loja proporciona para os felinos domésticos.

Avise que o lead vai receber um e-mail

É sempre importante deixar claro para o lead qual a próxima etapa. Sabe aquela landing page de ebook que o usuário coloca os dados, clica em “enviar” e vem uma simples mensagem de “Obrigado”? Isso é muito frustrante.

Aproveite esse espaço para dizer ao lead que ele vai receber o ebook que ele pediu por e-mail. Além dele ficar satisfeito com o esclarecimento, com certeza vai correndo abrir e clicar no e-mail para baixar o ebook que ele acabou de solicitar.

Esse tipo de e-mail costuma ter altas taxas de abertura se aliada a essa comunicação prévia com o lead.

CTA claro no assunto

Seja claro com o Call to action do seu assunto para que o usuário entenda o que ele vai ganhar abrindo a sua mensagem.

Confira alguns exemplos abaixo de assunto para e-mail marketing:

  • Quer aumentar seu engajamento online? Saiba aqui como (Rock Content)
  • Tênis Adidas a partir de R$99,99. Vai perder? (Netshoes)
  • Essa aula é imperdível para a sua carreira (Academia de Mercado)
  • Como você pode identificar pessoas inteligentes? (Quora)
  • Importante: Evite riscos de segurança. Saiba como (Hostgator)
  • É só até amanhã!  Todo site com até 80% off

Vale lembrar da importância de usar estratégias usando os gatilhos mentais, técnica descoberta em um estudo realizado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), onde foi revelado que nosso sistema nervoso possui um mecanismo de filtragem para validar as nossas escolhas.

Nosso cérebro adota essas diretrizes para não precisar fazer todo um trabalho de reflexão a cada tomada de decisão, logo, ao usar os gatilhos mentais corretamente, torna-se possível engajar pessoas, motivando-as a agir.

Estes são os 9 gatilhos mentais que o Viver de Blog detalha com mais exemplos:

  1. Escassez
  2. Urgência
  3. Autoridade
  4. Reciprocidade
  5. Prova Social
  6. Porque
  7. Antecipação
  8. Novidade
  9. Relação Dor x Prazer

Não diga de cara o contexto do e-mail no assunto nem na prévia

O CTA tem que ser claro no assunto, mas não se deve dizer o resultado principal do e-mail. Se a grande resposta do e-mail for dita já na prévia, do que valeu o assunto com técnica de gatilho mental super bem pensado? O usuário não deve abri-lo, afinal, o conteúdo principal já foi absorvido. Para que “perder tempo lendo um monte de blá blá blá, se no fim, já foi entendido todo o enredo?

Use a prévia do texto como complemento para instigar a abertura e não para dar a resposta ao seu assunto. Ah! A prévia do texto é aquela que aparece do lado do assunto na caixa de entrada. Um dos exemplos citados acima com bom assunto respondeu parte da mensagem já na prévia. Veja como se perde o encanto da abertura:

Exemplo de prévia de e-mail respondendo ao assunto. Possível baixa taxa de abertura

Invista em alguns Emojis

Os emojis, aquelas carinhas famosas muito usadas no whatsapp e que transmitem a ideia de uma palavra ou frase completa, podem ajudar a destacar um e-mail na caixa de entrada.

Há quem use no assunto, mas também é possível colocar ao lado do nome do remetente. Veja o exemplo do Canal Tech:

Exemplo do remetente da Canal Tech com emoji na frente

Na lista de mensagens recebidas da minha caixa de e-mails ele se destaca por ser o único usando essa estratégia. Já no assunto é mais comum, mas veja como o emoji da Ecommerce RJ casou bem com a mensagem passando uma ideia de felicidade ou coisa boa que vai alegrar o dia:

Exemplo da Ecommerce RJ com Emoji de carinha feliz no final do assunto do e-mail

Faça testes A/B para entender o público

O fato é: Não existe receita de bolo quando falamos de Marketing. Cada empresa tem um público diferente que tem pensamentos e desejos diferentes. As estratégias que dão certo para uma empresa, podem não dar para outras e vice-versa. Para isso, o ideal é conhecer o público que está sendo impactado pelas campanhas de e-mails fazendo os famosos testes A/B.

Será que o emoji funciona para meu negócio? Teste! Crie um e-mail com o mesmo assunto com e sem emoji e dispare como teste A/B. Em muitos casos os profissionais de Marketing se surpreendem com os resultados. Uma pequena mudança pode fazer uma grande diferença nos resultados quanto a taxa de abertura dos e-mails da companhia.

Qual gatilho mental mais funciona com meu público? Teste! Crie exemplos de assunto para o mesmo e-mail usando gatilhos mentais diferentes e veja qual traz mais resultado.

Voltando ao exemplo da PetShop, é possível também testar o envio de brinquedos para gatos, mesmo que o lead tenha escolhido receber informação sobre rações, pois é um produto diferentes para um público com interesse semelhante.

Analise os dados para aumentar sua taxa de abertura

Além dos testes A/B, é importante usar todo o potencial que as ferramentas de Marketing proporcionam. Vale entender qual o horário que o seu público mais se engaja com os disparos e/ou abertura dos e-mails da sua companhia. Vale também reconhecer quem mais tem esse comportamento.

Analise os dados para entender quais os melhores caminhos para seguir com as estratégias de e-mail, entregando um conteúdo relevante para a pessoa certa, no canal certo, com conteúdo relevante e na hora certa.

Conclusão

O e-mail marketing é uma excelente estratégia de venda e relacionamento com cliente para se usar, mas é preciso dedicação para objeter os melhores resultados em abertura, clique e conversão.

Aplicando essas técnicas descritas neste post, é correto afirmar que as suas taxas de aberturas e-mails vão crescer e atingir níveis incríveis para colocar no portfolio.

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2 comentários em “Como aumentar a taxa de abertura de e-mails”

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