Case: Taxa de abertura de e-mail com média mensal acima de 60%

celular com e-mail aberto

Se você é um daqueles que acredita que e-mail marketing não funciona mais, é bom repensar nas suas estratégias. em 2019, junto à minha equipe de Marketing, consegui atingir uma média mensal de taxa de abertura de e-mails superior a 60% junto a um CTR mensal acima dos 30%.

O feito aconteceu enquanto estive na UNISUAM, que é um Centro Universitário com pouco mais de meio século de existência, com 4 Unidades próprias no Rio, diversos polos educacionais espalhados pelo Brasil e mais de 50 mil alunos formados. Ao combinar um serviço educacional, que une o tradicional e o moderno com excelência em marketing e vendas, apresentou um crescimento de transações bem acima do histórico. Prova disso é que, em 18 meses, já escalou os seus resultados de forma expressiva. 

Usamos Hubspot desde o final de 2017 e até o segundo semestre de 2019 aumentamos em 475% a nossa taxa de abertura de e-mail e em 308% o CTR. Antes da Hubspot, usávamos apenas uma ferramenta para disparos de e-mails com lista fria e agora conseguimos trabalhar com leads mais aquecidos, o que propiciou uma maior assertividade nos disparos segmentados.

O que fiz para melhorar a taxa de abertura dos e-mails?

O grande benefício da ferramenta para a UNISUAM foi a possibilidade de automatizar os disparos de e-mails para os leads certos na hora certa. O lead não precisa mais esperar dias para receber a comunicação de uma promoção que ele solicitou participar, pois podemos enviar para ele, na mesma hora, e ainda personalizar com os seus dados.

Um exemplo é o envio de e-mails para leads que retornam ao site, acessam páginas de venda, mas saem sem converter. Ao acessar a sua caixa de e-mail, a nossa mensagem se baseia nesse comportamento: Tem alguma dúvida sobre vestibular, {{ contact.firstname }}?

Em outros casos, graças à função “Ramificação se/então”, trabalhamos com fluxos de trabalho mais complexos, mantendo contato com o lead em diferentes caminhos pelos quais ele possa seguir. Dessa forma, se o lead clicou em um e-mail, mas não converteu, direcionamos para um lado da ramificação, se não, ele segue para o outro lado e assim por diante. 

É possível conduzir o prospect em direção à venda mesmo que, em um primeiro momento, o indicativo é que ele saia do funil.

exemplo das ramificações de fluxo no Hubspot

Qual a estratégia agregada à automação?

A otimização dos e-mails visando técnicas de copywriting e usabilidade foi colocada a serviço das automações para o aquecimento de leads. Isso mesmo, o clássico e inovador Copy,  que, aliado aos gatilhos certos de venda, pode fazer um verdadeiro “milagre” para a visibilidade do seu negócio.

Em maio de 2019, foi alcançada a média mensal recorde de abertura, com a taxa de 60,93%. Esse número bem acima do mercado reflete as estratégias de automação alinhadas ao copywriting usado para os textos dos e-mails e para a criação do assunto. 

Um exemplo de e-mail disparado em maio deste ano foi com o assunto: {{ contact.firstname }} Você já ganhou 60% de desconto! 🎉🎉🎉.

O lead recebeu este e-mail logo após se cadastrar em formulário popup presente no site ofertando um desconto maior que a condição normal. Além da estratégia de imediatismo, da utilização da técnica de copy e a oferta de uma vantagem relevante, também incluímos emojis para se destacar na lista de mensagens recebidas. Esse disparo gerou uma taxa de abertura de 74,13%.

E depois que o lead abriu o e-mail, como fazê-lo clicar?

Todo o esforço anterior é em vão se o lead abrir o e-mail e o texto ou os CTAs não conversarem com o assunto da mensagem. Confira abaixo o conteúdo do e-mail citado anteriormente:

exemplo de uma e-mail disparado

Usamos emojis também no corpo do e-mail, além de reforçar a conquista do desconto, desde que o lead siga algumas etapas, que ficam claras dentro do layout clean, que foi construído dentro do Hubspot e se repete em todas as réguas. 

Neste exemplo, mais limpo, torna-se nítido onde o lead precisa clicar. A força do CTA se dá por, além de estar destacado na imagem, ter a chamada direta, mostrando exatamente a que se propõe. 

O visual moderno e arredondado pode ser feito usando código CSS dentro da ferramenta de criação de CTAs do Hubspot. Com a liberdade de poder usar código, conseguimos testar diversos formatos e cores em nossos e-mails. Este modelo é o que identificamos ser o mais assertivo para o nosso público.

Ah! Vale também se atentar ao formato responsivo. Abrir um e-mail pelo celular e ter que ampliar a mensagem não dá! Segundo a Hubspot, 80,8% dos usuários de email afirmam abrir os seus emails em dispositivos móveis.

Dessa forma, ao longo do período vigente dessa campanha, atingimos, apenas com este e-mail, um CTR de 50,9%.

Tela com dados de abertura e clique de um e-mail no Hubspot

Esse foi um dos maiores êxitos da UNISUAM, conquistando os prospects, em cada fase do funil, auxiliando na conversão desses leads em cada etapa. Fiquei muito feliz te poder ter chegado nesses números e quero ter outros resultados semelhantes na carreira. Confira a minha página “Consultoria de Inbound Marketing” e vamos juntos ter números ainda melhores que esse.

Compartilhe nas suas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *