Sobre
- O início
- Instituições Associadas
- UTV – A Universidade na Televisão
- Princípios Norteadores
- A UTV tem como proposta
- Grade da UTV
- Apoio Cultural
- Conselho Diretor
- Conselho de Programação
- Clipping
Diferente dos demais canais de educação, a UTV, assim como todo canal universitário, se caracteriza pela veiculação de programas desenvolvidos pela aprendizagem dentro das próprias instituições associadas. Por reunir propostas diversificadas, a UTV segue uma programação de temas variados e de interesse público em geral, sobre tudo para o telespectador carioca. Atualmente, a UTV conta com a parceria de 9 instituições: Fundação CESGRANRIO, CIEE-Rio, Fiocruz, Universidade Candido Mendes, UNIESP, UNIRIO, UNISUAM, Universidade Veiga de Almeida e PUC-Rio.
Sob este panorama, e diante da demanda crescente de profissionais com diferentes formações e agentes em múltiplos assuntos, parece cada vez mais difícil conseguir posicionar a instituição Universidade e o seu papel social. Entretanto, a dificuldade diminui quando se entende que o objeto e a razão da Universidade existir é o conhecimento. Não basta considerar o papel intrínseco da Universidade na produção do saber, mas reconhecer que o acesso ao conhecimento é um fator primordial para a transformação da sociedade. Essa relação interativa e inovadora entre Universidade e sociedade depende da natureza do conhecimento que se produz, e de como este conhecimento se coloca acessível à sociedade. Dentro desse conceito, a UTV, e todo canal universitário, se coloca como um meio difusor do conhecimento e como um instrumento capaz de contribuir para a construção da cidadania.
A UTV é um canal comprometido com a educação, a informação, a ciência e a cultura. Através de uma linguagem acessível a diferentes públicos, transmite uma programação de qualidade e de interesse público, especialmente para o telespectador carioca.
- Proporcionar o debate público e democrático de questões de interesse geral, garantindo a participação da sociedade;
- Construir um conhecimento que se produz nas trocas sociais, no debate democrático e plural, a partir de situações com as quais a sociedade concretamente se defronta, apontando alternativas;
- Defender e preservar valores que, diante das instabilidades de uma economia cada vez mais competitiva, vem sendo esquecidos: a solidariedade, os direitos humanos, sociais e políticos;
- Preservar o patrimônio cultural brasileiro através de produções que promovam a consciência participativa e beneficiem diferentes níveis de interação educativo-cultural;
- Fortalecer a cidadania e respeitar os valores morais e éticos da sociedade, democratizando a informação e a expressão;
- Utilizar a diversidade de recursos tecnológicos de forma a experimentar novas linguagens e formatos televisivos, constituindo-se num permanente laboratório para alunos, professores e funcionários técnicos de diferentes cursos;
A fim de aproximar as instituições de ensino e pesquisa da sociedade, a UTV exibe, em seus intervalos, institucionais de 30 segundos e de um minuto que informam sobre a natureza de cada Instituição Associada, seus cursos, projetos científicos, serviços de atendimento à comunidade, enfim, sua produção acadêmica e sua relação com os moradores do Rio de Janeiro. Atualmente, a UTV exibe 16 horas de transmissão diária, e uma grade com cerca de 45 programas.
- Doações e subvenções eventuais da União, Estados e Municípios;
- Auxílios, contribuições e subvenções de entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras;
- Doações e legados;
- Recursos oriundos da renúncia fiscal para o incentivo cultural, bem como patrocínio cultural, conforme legislação Federal, Estadual ou Municipal. Na UTV, a veiculação de publicidade está limitada à modalidade de patrocínio do Canal ou de programas, através de apoio cultural.
Presidente
Arapuan Medeiros da Motta Netto
Vice-presidente
José Fernando Pinto da Costa
MEMBROS EFETIVOS
Presidente da Fundação CESGRANRIO
Carlos Alberto Serpa
Presidente do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE-Rio
Arnaldo Niskier
Presidente da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ
Paulo Ernani Gadelha Vieira
Reitor da Universidade Cândido Mendes – UCAM-Rio
Cândido Antônio José Francisco Mendes de Almeida
Reitor da UNIESP
José Fernando Pinto da Costa
Reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
Luiz Pedro San Gil Jutuca
Reitor da UNISUAM
Arapuan Medeiros da Motta Netto
Reitor da Universidade Veiga de Almeida – UVA
Arlindo Cardarett Vianna
Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio
Pe. Josafá Carlos de Siqueira
Presidente
Maria Eugenia Stein
Vice-presidente
Carmem Petit
Secretária
Cíntia Neves
Membros Efetivos
Conselheiro da Fundação CESGRANRIO
Alexandre Machafer
Conselheira do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE-Rio
Maria Eugenia Stein
Conselheira da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ
Tânia Cristina dos Santos
Conselheira da Universidade Cândido Mendes – UCAM-Rio
Maria Pia Mendes de Almeida
Conselheiro da UNIESP
Júlio César Dalla Costa
Conselheira da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
Norma Nascimento
Conselheira da UNISUAM
Cíntia Neves
Conselheira da Universidade Veiga de Almeida – UVA
Mônica Miranda
Conselheira da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio
Carmem Petit
Discutindo os canais universitários – 27/08/2004
Com poucos anos de existência, as emissoras universitárias buscam seu espaço com recursos restritos mas apostando em um conteúdo diferenciado
Uma lei federal de 1995 (a de número 8.977), chamada de lei do cabo, possibilitou que a produção das TVs universitárias pudesse chegar a um público mais numeroso, concedendo espaço gratuito a estas instituições na programação das operadoras de TV paga do país. Daí nasceram os canais universitários, que reúnem, regionalmente, instituições de ensino superior que produzem uma programação variada para divulgação nestes veículos. Nessa recente história, as TVs universitárias vêm buscando ocupar um espaço diferenciado em relação às demais emissoras de TV, tanto as abertas como as pagas. Esse diferencial está baseado no investimento e valorização no conteúdo, já que, muitas vezes, as limitações orçamentárias impedem grandes voos dessas TVs em direção a produtos tecnicamente mais bem elaborados. “O problema das TVs universitárias é totalmente relacionado à verba. Competência sobra, e falta verba”, observa Maria Pia Mendes de Almeida, presidente do Conselho de Programação da UTV (Universidade na TV – Canal Universitário do Rio de Janeiro) e diretora da Universidade Candido Mendes. Por outro lado, essas restrições financeiras acabam sendo uma justificativa para a valorização de um diferencial existente em relação ao resto das TVs: a qualidade e profundidade do conteúdo. (…)
UTV (RJ) exibe documentário sobre hanseníase – 18/12/2008
O programa da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz exibirá no dia 19/12, às 13h, o documentário inédito “Geração Saúde – Hanseníase”. O documentário será exibido na UTV (Canal Universitário de Rio de Janeiero) – canal 11 da NET – com reprise nos seguintes horários: segunda (21/12) – 15h; e terça (22/6) – 18h. O vídeo, que participou da 5ª Mostra Nacional de Vídeos em Saúde, faz parte de uma série da Secretaria de Educação à Distância do Ministério da Educação e foi produzido por profissionais da Universidade de São Paulo (USP) e Pontifícea Universidade Católica de São Paulo (PUC).
TV PUC Rio: sinônimo de parcerias de sucesso – 2011
São 23 anos de história e atuação. Essa é a TV da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, afiliada da ABTU e criada desde a fundação do Canal Universitário do Rio de Janeiro (UTV). Atualmente, a TV conta com 31 estagiários do curso de Comunicação Social da PUC-Rio (das habilitações de Jornalismo, Publicidade e Cinema), que executam as funções de repórter, assistente de produção, repórter cinematográfico, editor e subeditor de Internet. Os estudantes desenvolvem todas as atividades sob a orientação dos professores do Departamento de Comunicação Social: Carmem Petit, Adriana Ferreira, Marcia Antabi e Carlos Alves. De acordo com a professora Carmem Petit, também coordenadora da emissora, a TV PUC Rio também faz parte dos núcleos do Projeto Comunicar, parte da Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários da faculdade. “No Projeto Comunicar, há núcleos de Jornalismo Impresso, de Rádio e Internet, de Assessoria de Imprensa, de Comunicação Comunitária, uma editora, uma agência de propaganda e a TV Pixel, uma TV corporativa exibida em monitores dentro da universidade”, explica. Para produzir sua programação a afiliada utiliza câmeras mini DV e DVCam e edita o material em Final Cut. A grade de atrações conta com três programas semanais (Pilotis, Antena Coletiva e Contraponto) e um programa mensal, o PUC Artes. Quando à abrangência do canal, a TV PUC Rio conta hoje com importantes parceiros, levando assim sua programação para mais pessoas. “Fazemos parte do Canal Universitário do Rio de Janeiro (UTV), exibido na cidade do Rio de Janeiro, e que reúne outras 11 instituições de ensino superior. Temos ainda alguns programas veiculados em horários da TV USP através de uma parceria e já fizemos parcerias com a TV Senado e a Globonews para produção de programas e reportagens”, finaliza Carmem.
Tela Viva – SP – NOTÍCIAS – 09/08/2012
No mês em que completa treze anos no ar, o Canal Universitário do Rio de Janeiro (UTV) aposta em uma reformulação, que teve início nesta última quarta-feira, 8: além de vinhetas comemorativas – contando com a presença de artistas como Wagner Moura e Camila Pitanga – o canal conta com um novo site e aposta em novas produções para um futuro próximo. A repaginação tem a supervisão do presidente Mario Veiga de Almeida Jr. E do novo superintendente do canal, o jornalista Emílio Gallo. Sem cunho comercial e com programas desenvolvidos por estudantes de 12 instituições do Estado, o UTV é um canal com conteúdo 100% nacional, e atende às cotas de programação da Lei 12.485. O UTV pode ser encontrado na faixa 11 da NET no Rio de Janeiro.
Estudo investiga perfil do Canal Universitário do Rio de Janeiro – 03/07/2013
O Núcleo de Estudos do Audiovisual em Saúde (Neavs) promoveu no dia 27/06, o segundo encontro de 2013 com o tema “Televisão Universitária – UTV. A que(m) se destina? Imagem significada pelo telespectador”, em comemoração aos 25 anos da VideoSaúde – Distribuidora da Fiocruz. O estudo foi realizado no âmbito do mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais do Instituto Universitário do Rio de Janeiro da Universidade Candido Mendes – Iuperj/ Ucam, por Adir Glüsing, Vice-diretora de Gestão e Desenvolvimento Institucional do Icict/Fiocruz. Participaram do evento o superintendente do Canal Universitário do Rio de Janeiro, Emílio Galo, e o vice-diretor de Comunicação e Informação do Icict, Rodrigo Murtinho. No início da palestra, Adir Glüsing destacou a emoção de estar apresentando a pesquisa para a equipe da VideoSaúde, da qual fez parte durante 15 anos, e que a levou a refletir sobre o tema no mestrado. “Estou mais ansiosa do que no dia da defesa”, revelou. A Distribuidora faz parte da programação do Canal Universitário do Rio de Janeiro (UTV) desde o início da sua transmissão em 1999. (…)